Não sou agente EMAGRECEDORA, sou uma promotora de saúde
- Juliana Lima
- 11 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
Como nutricionista clínica (no momento não atuo na área), trabalho para promover á saúde dos meus clientes através da alimentação. Minhas consultas têm enfoque preventivo e/ou curativo de doenças.
O emagrecimento não é, nem devia ser, o foco do trabalho do nutricionista. SER MAGRO não é sinonimo de ser/estar saudável, ou consideramos alguém com anorexia nervosa uma pessoa saudável? Ou temos por saudável alguém que só come alimentos “limpos” por medo de engordar? Ou admiramos alguém que nunca faz lanches (em redes de fast food) com os filhos pequenos com medo de gorduras trans?
Há quem procure consultas nutricionais com afirmação de querer “ganhar saúde”, mas qual o método? Eliminando quilos. Muitas vezes nem sabem o motivo de desejarem perder peso e alguns profissionais incentivam, nem perguntando qual a motivação para a eliminação do peso.
Nutrição é equilíbrio, assim como estar magro não é necessariamente sinónimo de saúde (ou doença), estar acima (ou abaixo) do peso ideal não tem de ser necessariamente sinónimo de estar doente… e nem ser musculoso é sinonimo de saudável.
A nutrição vai além das calorias, a nutrição trabalha os aspectos fisiológicos e emocionais da alimentação. A nutrição trata as CAUSAS (ou quase todas as causas) das doenças relacionadas com a alimentação.
Exemplificando: uma paciente que sofre de TPM excessiva pode ser orientada a tomar antidepressivos, que tratam o sintoma - a diminuição dos níveis de serotonina no cérebro. Se essa mesma paciente procurasse um nutricionista, ele buscaria tratar o problema em si - a falta de serotonina pode ser causada pela baixa ingestão de triptofano ou pelo consumo excessivo de carne vermelha, que impede a absorção do nutriente.
TUDO no corpo humano tem uma causa. A boa saúde depende do equilíbrio do corpo, e o seu desequilíbrio é o responsável pelas doenças, o nutricionista é o profissional responsável por buscar a manutenção desse equilíbrio através dos alimentos.

Comentários