Noz da Índia: Emagrece mesmo?
- Juliana Lima
- 12 de ago. de 2019
- 3 min de leitura
Cortar todos os carboidratos simples da dieta, alimentar-se maioritariamente de fontes de proteínas, retirar todos os alimentos que contenham glúten e/ou lactose, alimentar-se só de sopa durante uma semana, tomar sumo de limão pela manhã, consumir sumos detox, ficar horas de jejum, alimentar-se de 3 em e 3 horas, fazer a dieta do ovo, acrescentar óleo de coco em tudo, inclusive no café, enfim, parece que a cada dia as pessoas estão mais dispostas a fazer sacrifícios em nome de um corpo considerado perfeito, um corpo magro.
As loucuras feitas para atingir o emagrecimento rápido estão cada vez mais extremas, algumas não são nocivas, pelo menos não a curto prazo e nem fisicamente, outras são maléficas, inclusive podendo levar até mesmo à morte.
Uma das modinhas atuais, divulgada e apoiada por alguns blogs e grupos do Facebook, é a Noz da Índia.
Volta e meia, veem-se perguntas do tipo “Noz da índia emagrece?”, logo, pela pergunta percebemos que o importante, nesses casos é o emagrecimento, não á saúde. Infelizmente existe quem se aproveite da “ingenuidade” de alguns, e respondem logo que sim, e que inclusive emagreceram X quilos em apenas uma semana com noz da Índia, e que por pura bondade vendem o produto milagroso.
Mas o que será verdade e o que será mentira sobre essa semente “milagrosa”?
A Noz da Índia é a castanha da árvore Nogueira da Índia. O seu nome científico é Aleurites Moluccana. Faz parte da culinária da Indonésia e da culinária indiana utilizá-la como uma especiaria.
Muitas vezes a noz da Índia é confundida com o Chapéu-de-Napoleão, planta comprovadamente toxica para o organismo.
Em 2017, tanto a noz da India como o Chapéu-de-Napoleão, tiveram sua comercialização, distribuição e importação proibidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil.
Todavia ainda existem lojas de produtos naturais e sites que vendem ambos os produtos, e lamentavelmente existem pessoas que compram e fazem uso, principalmente acreditando que por ser um produto natural não faz mal, o que é um mito.
O facto de ser natural não confere 100% de segurança, quanto à toxicidade de algum alimento, inclusive não existe nenhum artigo que comprove que a noz da Índia não seja toxica, assim não pode ser destacada como uma aliada segura na perda de peso.
Falando em perda de peso, o principal benefício atribuído à noz da Índia, ELA NÃO EMAGRECE, exatamente! O que ocorre é que essa semente tem propriedades toxicas e laxativas, que levam a diarreia, fazendo a pessoa perder líquido, e não gordura, dando a falsa impressão de perda de peso.
O consumo de noz da Índia (chá ou a própria semente) pode ocasionar vários efeitos colaterais: dor de cabeça, diarreia, desnutrição decorrente da diminuição da absorção de gorduras, deficiência de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), e alguns citam um possível surgimento de hepatite.
Não, não existe forma segura de consumir noz da índia, os efeitos colaterais são muitos e o seu consumo não é indicado principalmente para grupos de risco: gestantes, lactantes, diabéticos, pacientes com doenças renais, e/ou hepáticas.
Parece cliché mas a forma de perder peso nunca será a forma mais fácil ou milagrosa, nada na vida é fácil, por que perder peso seria?
A reeducação nutricional, orientada por um nutricionista (ético) bem como a pratica de atividade física sempre será a melhor e a mais saudável opção.
Priorize sua saúde, não um número na balança ou um corpo “perfeito” idealizado pela mídia, mais importante do que perder peso é ganhar saúde, perfeito seu corpo já é.

Comentários